03 - Word TCC

Neste curso aprenderemos a formatar um TCC, obedecendo às normas da ABNT e seguindo o manual de normalização da Uniso – Universidade de Sorocaba. O curso vai além da formatação de margens, textos e paginação, instruindo o aluno a inserir e a gerenciar, de forma profissional, citações e referências. Somente o Módulo "Usando Fontes Bibliográficas", que faz uso de citações e referências, foi dividido em 10 partes, devido à sua importância. No todo são 36 módulos. Requisitos: Conhecimentos de Windows e Internet Duração do acesso ao curso: 3 meses

O aluno aprenderá a usar estilos para agilizar a formatação de citações longas, sumário, notas de rodapé, etc. Aprenderá, em detalhes, a confeccionar tabelas, inserir legenda em ilustrações e a confeccionar os elementos pré-textuais e pós-textuais. O curso é voltado para impressão frente e verso (anverso e verso), mas o mesmo pode ser usado para impressão somente no anverso. Para finalizar, o aluno aprenderá a exportar e a imprimir o seu trabalho em PDF, evitando os problemas decorrentes de versões diferentes do Word ou mesmo da sua ausência no computador. Requisito: Conhecimentos de Windows e Internet Duração do acesso ao curso: 3 meses

Carga horária total

25 horas

Conteúdo do curso

Tópicos abordados durante o curso:

  • 01 - Formatando o Layout de um TCC

  • Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos; Estrutura Básica de um Trabalho Científico e Acadêmico; Formatando o Layout da Página; Formatando as Margens; Verificando as Margens; Fonte e Tamanho da Fonte; Espaçamento; Modificando um Estilo; Removendo um Estilo da Galeria; Ajustando o Espaçamento Entre Linhas; Salvando o Documento

  • 02 - Formatando Títulos - Parte 1

  • Inserindo Indicadores de Seção; Adicionando Comandos à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido; Criando Estilos; Usando Estilos; Editando Estilos; Inserindo Quebra de Página

  • 03 - Formatando Títulos - Parte 2

  • Usando o Recurso Maiúsculas e Minúsculas; Usando Alíneas; Usando Subalíneas

  • 04 - Formatando Títulos - Parte 3

  • Visualizando a Lista de Títulos e Subtítulos; Testando a Lista de Níveis; Recolhendo e Expandindo Texto

  • 05 - Inserindo Notas de Rodapé

  • Alinhando o Separador da Nota de Rodapé; Atualizando o Estilo da Nota de Rodapé; Outros Casos de Nota de Rodapé

  • 06 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 1

  • Sistema Numérico; Sistema Autor-Data; Formatando Citações Longas; Usando Folhas de Estilo; Criando uma Fonte Bibliográfica

  • 07 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 2

  • Inserindo Citação; Inserindo e Editando Espaço Reservado; Incluindo Páginas na Citação; Praticando; Inserindo Fonte com dois Autores

  • 08 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 3

  • Inserindo as Fontes de Citação

  • 09 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 4

  • Inserindo Referências; Formatando os Parágrafos da Bibliografia; Testando a Formatação; Testando as Folhas de Estilo; Editando as Referências

  • 10 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 5

  • Suprimindo o Autor; Editando Fonte de Citação; Convertendo em Texto Estático; Enfatizando Trechos da Citação; Documentos de um Mesmo

  • Autor; Inserindo Citações Via Código

  • 11 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 6

  • Inserindo Fonte Bibliográfica Via Código; Exibindo Códigos de Campo; Abreviando Citações

  • 12 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 7

  • Trocando o Arquivo Sources; Tipo de Fonte Livro; Entendendo a Sequência de Exibição; Responsabilidade Destacada; Autoria desconhecida; Local de Publicação; Editora Desconhecida

  • 13 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 8

  • Substituição de Referências; Tipo de Fonte Seção do Livro; Jurisprudência (Decisões Judiciais); Tipo de Fonte Artigo de Revista; Tipo de Fonte Artigo em um Periódico; Publicação periódica; Documento iconográfico

  • 14 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 9

  • Tipo de Fonte Atas de Conferência; Trabalho Apresentado em Evento; Tipo de Fonte Relatório; Tipo de Fonte Site; Tipo de Fonte: Fonte Eletrônica; Tipo de Fonte Arte; Documento iconográfico; Ilustrações

  • 15 - Usando Fontes Bibliográficas - Parte 10

  • Tipo de Fonte Gravação de Som; Tipo de Fonte Filme; Tipo de Fonte Entrevista; Tipo de Fonte Patente; Tipo de Fonte Processo; Legislação; Tipo de Fonte Diversos

  • 16 - Usando Ilustrações - Parte 1

  • Inserindo Ilustrações; Inserindo Legenda

  • 17 - Usando Ilustrações - Parte 2

  • Inserindo a Fonte Bibliográfica nas Ilustrações

  • 18 - Usando Ilustrações - Parte 3

  • Atualizando a Fonte

  • 19 - Usando Ilustrações - Parte 4

  • Atualizando as Referências

  • 20 - Usando Quadros - Parte 1

  • Inserindo Legenda; Transformando Texto em Tabela; Formatando o Layout do Quadro; Dividindo o Quadro em duas Páginas

  • 21 - Usando Quadros - Parte 2

  • Inserindo a Fonte do Quadro; Ajustando a Largura da Primeira Coluna; Ajustando as Seções às Páginas Ímpares

  • 22 - Usando Tabelas - Parte 1

  • Convertendo Texto em Tabela; Formatando o Layout da Tabela; Ajustando as Bordas; Removendo Bordas; Visualizando a Impressão; Inserindo a Legenda; Inserindo a Fonte da Tabela; Nota Geral; Nota Específica

  • 23 - Usando Tabelas - Parte 2

  • Criando Estilo de Tabela; Aplicando o Estilo de Tabela; Inserindo a Legenda; Dividindo a tabela em duas Páginas

  • 24 - Usando Tabelas - Parte 3

  • Inserindo a Fonte; Praticando; Unidade de Medida; Chamada; Apresentação de Tempo

  • 25 - Glossário, Apêndice e Anexo

  • Glossário; Apêndices; Anexos

  • 26 - Índice - Parte 1

  • Marcando as Entradas do Índice; Indo para Página Específica

  • 27 - Índice - Parte 2

  • Inserindo Índice

  • 28 - Capa e Lombada

  • Criando a Capa do TCC; Alinhando Verticalmente a Página; Inserindo os Itens da Capa; Usando o Zoom; Visualizando Sinais Ocultos; Lombada

  • 29 - Folha de Rosto e Errata

  • Inserindo a Folha de Rosto; Dados de Catalogação-na-Publicação (Ficha Catalográfica); Inserindo a Ficha Catalográfica; Inserindo os Itens da

  • Carta Catalográfica; Errata

  • 30 - Folha de Aprovação

  • Inserindo os Itens da Folha de Aprovação

  • 31 - Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe

  • Dedicatória; Inserindo uma Quebra de Seção; Inserindo a Dedicatória; Agradecimentos; Criando um Estilo para os Títulos; Inserindo os Agradecimentos; Epígrafe; Inserindo a Epígrafe

  • 32 - Resumos

  • Resumo na língua vernácula; Resumo em Língua Estrangeira; Traduzindo o Resumo; Ajustando a Tradução; Copiando a Tradução do Resumo; Obtendo Tradução em outros Idiomas

  • 33 - Listas

  • Lista de Ilustrações; Inserindo a Lista de Ilustrações; Testando a Numeração de Páginas; Ajustando a Lista; Lista de Tabelas; Inserindo a Lista de Tabelas; Lista de Abreviaturas e Siglas; Inserindo a Lista de Siglas; Lista de Símbolos

  • 34 - Sumário

  • Sumário; Correção Ortográfica; Inserindo o Sumário; Formatando o Sumário; Alinhando pela Margem dos Indicativos

  • 35 - Paginação

  • Preparando a Inserção da Numeração; Numeração no Anverso e no Verso; Quebrando o Vínculo com a Seção Anterior; Formatando a Numeração da Página; Atualizando Campos Antes da Impressão

  • 36 - Impressão

  • Configurando Opções de Impressão; Imprimindo em Anverso e Verso; Salvando/Exportando o Documento em PDF; Imprimindo o Arquivo Em PDF; Fechar

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