05 - Curso de Matemática Financeira com Excel & HP12C

Seja em um financiamento, cálculo de descontos, entre outros, precisamos da matemática financeira constantemente em nossa vida e aprendê-la faz com que estejamos preparados para situações em que sejam necessários esses conhecimentos

Requisito: Excel Básico ao Intermediário
Duração do acesso ao curso: 3 meses
  • Carga horária: 30 horas
R$ 390,00

Sobre o curso

Matemática Financeira com Excel & HP12C

Objetivo do curso: Neste curso, aprenderemos, de forma prática, a utilização da matemática financeira. Os conteúdos estarão voltados a exemplos práticos ligados ao dia a dia. Dessa forma, todo o aprendizado poderá ser aplicado imediatamente, seja no cálculo de juros em uma compra, de um rendimento de uma aplicação ou de um financiamento de uma casa. Seja qual for a situação, ao concluir o curso, o aluno poderá entender esse fascinante universo da Matemática Financeira.
O curso foi elaborado para que o aluno resolva os problemas de três formas: Os cálculos são feitos utilizando o simulador da calculadora HP, através do Excel e também de forma algébrica.

Requisito: Excel Básico ao Intermediário
Duração do acesso ao curso: 3 meses

Especificações do curso

Conteúdo

Quantidade de aulas
11 aulas
Horas de videoaula
horas
Horas em projetos
30 horas

Conteúdo programático

Excel Matemática Financeira com Excel & HP12C

01 - Utilizando a Calculadora HP-12C
Conhecendo a Calculadora Financeira HP-12C; Usando o Emulador; Limpando o Visor; Ajustando Casas Decimais; Operações Básicas; Usando Potencia e Raiz; Entendendo a Pilha Operacional; Usando a Função LASTX; Trocando de Sinal; Trocando Registros; Limpando a Pilha de Registros; Reinicializando a Memoria Continua; Trocando o Ponto Decimal e o Separador de Milhares; Usando Notação Cientifica; Obtendo a Média Aritmética; Limpando os Registros Estatísticos; Armazenando Registros.
02 – Porcentagem e Calendário
Noções de Porcentagem; Usando o Fator de Descapitalização; Usando o Fator de Capitalização; Porcentagem de um Total; Acréscimo e Desconto Sucessivo; Calculando a Variação Percentual; Operações Sobre Mercadorias - Preços de Custo e Venda; Fazendo Cálculos com Datas; Calculando os Dias Entre Duas Datas; Descobrindo a Data e o Dia da Semana.
03 – Juros Simples
Definição de Juro; Capital Inicial, Valor Principal ou Valor Presente; Valor Futuro; Prazo, Tempo ou Períodos; Taxa De Juro Simples; Fluxo De Caixa; Conhecendo O Teclado Financeiro Da HP-12C; Cálculo da Taxa De Juros; Cálculo do Valor Futuro (Montante); Cálculo do Valor Presente (Capital); Cálculo do Prazo; Cálculo dos Juros; Regimes de Capitalização; Juros Simples; Reaproveitando e Zerando os Registros Financeiros; Conferindo os Registros Financeiros; Juro Comercial e Juro Exato; Usando a Função DIAS360; Usando a Função ARRED; Juros em Períodos não Inteiros.
04 – Juros Compostos
Capitalização Composta ou Exponencial; Calculando o Valor Futuro; Usando a Função VF; Fluxo de Caixa em Regime de Capitalização Composta; Diferença Entre Juros Simples e Composto; Calculando o Valor Presente; Usando a Função VP; Calculando a Taxa de Juros; Usando a Função TAXA; Calculando o Prazo; Prazos Fracionados; Períodos não Inteiros.
05 – Operações com Taxas de Juros - Parte 1
Taxa Proporcional; Taxa Nominal; Taxa Efetiva; Convertendo Taxa Nominal em Taxa Efetiva; Taxas Equivalentes; Arredondando um Valor na Memória; Taxa Acumulada; Taxa Média de Juros.
06 – Operações com Taxas de Juros - Parte 2
Convertendo Taxa Efetiva Mensal em Efetiva Anual; Calculando a Taxa Efetiva Anual; Usando Funções 12x e 12÷; Usando a Função EFETIVA; Convertendo Taxa Efetiva em Taxa Nominal; Usando a Função NOMINAL; Capitalização Continua e Descontinua; Convertendo Taxa Efetiva Descontinua em Efetiva Continua; Convertendo Taxa Nominal em Efetiva Continua; Taxa Over; Convertendo Taxa Nominal em Efetiva; Convertendo Taxa Efetiva em Taxa Nominal; Calculando o Montante; Taxa Aparente; Taxa Real; Calculando a Inflação.
07 - Series de Pagamentos
Modo de Vencimento; Series Uniformes de Pagamentos; Series Uniformes Potenciadas; Obtendo o Valor Presente Através da Prestação; Obtendo a Prestação a Partir do Valor Presente; Usando A Função PGTO; Series Uniformes Antecipadas; Fator de Acumulação de Capital (FAC); Fator de Formação de Capital (FFC); Convenção Linear Mista; Serie Uniforme de Pagamento Diferida; Calculo da Carência; Serie Não Uniforme.
08 – Descontos
Desconto Simples; Desconto Racional Simples; Calculo da Taxa de Desconto Racional Simples; Cálculo do Prazo do Desconto Racional Simples; Desconto Comercial Simples; Desconto Bancário; Fator de Desconto; Calculando o Desconto de Vários Títulos; Desconto Racional Composto; Desconto Comercial Composto.
09 - Sistemas de Amortização
Sistema Frances de Amortização (SFA); Consultando o Saldo Devedor na HP-12C; Consultando os Juros na HP-12C; Consultando as Amortizações; Consultando os Juros Acumulados; Sistema Frances com Carência; Sistema Frances com Carência e Saldo Devedor Corrigido; Sistema Price de Amortização (Tabela Price); Sistema de Amortização Constante (SAC); Sistema de Amortização Constante (SAC) com Carência; Sistema SAC com Carência e Saldo Devedor Corrigido; Sistema de Amortização Misto (SAM); Sistema Americano de Amortização (SAA); Sistema Americano De Amortização Com SDC.
10 - Analise de Investimentos
Calculando o Valor Presente Líquido (VPL ou NPV); Decidindo se o Investimento é Viável; Calculando a Taxa Interna de Retorno (TIR ou IRR); Taxa Mínima de Atratividade (TMA); Calculando a Depreciação; Usando o Método de Saldos Decrescentes; Usando o Método de Depreciação Linear; Usando o Método SOYD.
11 - Avaliação
Menu